3 dicas de cuidados com aparelho auditivo em tempos de pandemia
Devido ao uso das máscaras as orelhas ficaram sobrecarregadas e cuidados especiais no momento de colocar e retirar a máscara devem ser tomados. Recebendo relatos de perda de aparelhos auditivos que se posicionam atrás da orelha durante a pandemia elaboramos três dicas práticas para o momento que vivemos:
1° Uso correto da máscara previne o contágio pelo vírus e o risco de perder os aparelhos auditivos.
Evite ao máximo retirar a máscara enquanto estiver fora de casa. Ficar mexendo na máscara, retirando e colocando, aumenta os riscos de contágio pelo vírus e aumenta também os riscos de perda do aparelho, principalmente se a máscara for do tipo que prende por elástico atrás da orelha.
Para proteção contra o coronavírus a máscara não deve ser retirada em locais públicos e não devem ser tocada sem a correta higienização das mãos, devendo cobrir boca e nariz.
2° Utilize máscaras que se prendam na cabeça
Dê preferência por máscaras que se prendam fora da orelha, de amarrar na cabeça e nuca por exemplo. Um alívio para as orelhas.
3° Busque por adaptações nos aparelhos auditivos, se preciso. Caso nas suas atividades diárias seja necessária a retirada e troca constante da máscara considere utilizar um prendedor de aparelhos auditivos, moldagens sob medida que fiquem mais firmes na orelha. Alguns fabricantes já produziam prendedores de aparelhos para uso em crianças e também para adultos, em atividades esportivas, por exemplo. Consulte seu fonoaudiólogo para encontrarem juntos a melhor solução.
Confira o nosso artigo sobre audição e covid-19
Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530