7 fatores de risco para perda auditiva
Existem fatores relacionados ao ambiente físico, características individuais e hábitos de vida que podem aumentar a probabilidade de ocorrência da surdez. Alguns destes fatores podem ser prevenidos com medidas como vacinação, estilo de vida mais equilibrado e proteção contra os sons intensos.
Veja abaixo 7 fatores de risco para perda auditiva:
- Exposição a sons intensos: no trabalho ou em atividades de lazer, como ouvir música em alta intensidade.
- Medicamentos ototóxicos: São medicamentos tóxicos para a audição e que podem causar surdez, incluem alguns tipos de antibióticos e quimioterápicos.
- Hereditariedade: A surdez pode acontecer pela mutação de algum gene ligado à audição, a mais comum é do gene da conexina 26 (GJB2).
- Alterações metabólicas: alterações no nível de glicose, por exemplo, podem comprometer o funcionamento das células sensoriais auditivas.
- Doenças durante a gestação: Rubéola, sífilis, citomegalovírus são algumas das doenças que se adquiridas pela mãe durante a gravidez podem causar perda auditiva na criança (surdez congênita).
- Doenças infecciosas: doenças infecciosas agudas por vírus e bactérias, como meningite e sarampo, representam risco para perda de audição.
- Estilo de vida: tabagismo, alimentação inadequada e sedentarismo são fatores associados a aceleração do processo de envelhecimento do sistema auditivo e perda de audição.