Informativo

Filtre sua pesquisa por conteúdo para:

8 cuidados para maior vida útil dos aparelhos auditivos

Quanto tempo dura um aparelho auditivo? A durabilidade dos aparelhos auditivos é variável, pois o bom funcionamento da prótese auditiva vem dos cuidados realizados ao longo do uso. Veja 8 cuidados gerais que potencializam a vida útil dos aparelhos auditivos:

  1. Consulte sempre seu fonoaudiólogo para orientação. Os aparelhos auditivos podem ter formas variadas de limpeza e conservação conforme o modelo e o tipo de adaptação, por isso é importante conversar com o fonoaudiólogo que realizou sua adaptação.
  2. Leia o manual do seu aparelho auditivo. Os aparelhos auditivos possuem um manual ou guia de uso, nele você pode encontrar orientações gerais sobre seu funcionamento, limpeza e armazenamento.
  3. Realize as manutenções técnicas com profissional especializado. Manutenções preventivas, como a limpeza dos componentes, podem aumentar a vida útil do aparelho auditivo. Em caso de problemas procure orientação do seu fonoaudiólogo e assistência especializada. Não tente abrir seu aparelho para realizar reparos em casa.
  4. Guarde os aparelhos auditivos em local apropriado. Não são raros relatos de incidentes domésticos, como casos de aparelhos auditivos que foram mastigados por cães. Por isso, quando não estiver utilizando os aparelhos auditivos guarde-os em local seguro, seco e fora do alcance de animais e de crianças para prevenir acidentes.
  5. Caso precise ficar mais dias sem utilizar o aparelho guarde-o sem a pilha. As pilhas ou baterias usadas podem vazar e danificar seu aparelho auditivo.
  6. Evite quedas do aparelho auditivo. Manipule os aparelhos auditivos em cima de uma superfície segura, por exemplo em cima de uma mesa ou cama. Quando o aparelho auditivo cai no chão seus componentes podem ser danificados.
  7. Não deixe em contato com água ou outros produtos. A resistência à água é uma característica de muitos aparelhos auditivos disponíveis no mercado atualmente, mas ser resistente não significa ser à prova de água. O nível de resistência à água, definido pelo Índice de Proteção (IP), não é uma condição permanente, podendo diminuir com o passar do tempo de fabricação e uso do aparelho auditivo. Outros produtos, como spray de cabelo, também podem prejudicar o funcionamento da prótese auditiva, por isso o contato deve ser evitado. Leia mais sobre Índice de Proteção (IP).
  8. Faça uso do desumidificador. O uso do desumidificador elétrico ou de sílica ajuda na conservação e prolonga a vida útil dos aparelhos auditivos retirando a umidade e evitando a oxidação dos componentes eletrônicos. Saiba mais sobre de desumidificador para aparelhos auditivos elétrico e de sílica.

Confira também o artigo: Meu aparelho auditivo molhou, e agora?

Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530