Desumidificador com sílica gel ou elétrico?
As próteses auditivas, sejam implantes ou aparelho auditivo, são equipamentos eletrônicos que devem ser protegidos da umidade para que tenham maior vida útil.
A grande maioria das próteses auditivas não são à prova d’água, não podendo então serem mergulhadas com segurança. E a resistência à umidade mostrada pelo índice de proteção (IP) que muitas próteses possuem não é permanente e refere-se somente à proteção contra água e poeira, não abrangendo, portanto, outros líquidos como suor, água do mar, etc.
Um acessório essencial para quem utiliza próteses auditivas é o desumidificador. Ele pode ser encontrado para compra em clínicas que fornecem aparelhos auditivos ou em sites de venda online e seu objetivo é conservar e prolongar a vida útil das próteses retirando a umidade e evitando a oxidação dos componentes eletrônicos. Veja duas versões facilmente encontradas no mercado:
Desumidificador com sílica gel
A prótese auditiva deve ser colocada, desligada, em um recipiente/pote hermeticamente fechado com os cristais de sílica gel. A sílica gel absorve as moléculas de água desse recipiente que deve estar bem vedado para que a umidade que, por ventura, estiver na prótese auditiva seja absorvida pelos cristais de sílica. Em geral, a recomendação é deixar a prótese auditiva sem a pilha nesse recipiente nos períodos em que a prótese não estiver sendo utilizada, o que normalmente ocorre a noite, durante o sono do usuário. Em alguns kits de desumidificador a coloração da sílica é alterada ao longo do uso, ficando mais clara quando atinge o nível máximo de absorção de umidade. Há relatos de reaproveitamento da sílica, aquecendo-a para reutilização. Observe no manual de instrução do kit do desumidificador se há garantia da eficiência da sílica gel reutilizada dessa forma.
Desumidificador elétrico
A prótese auditiva deve ser colocada, desligada, no desumidificador elétrico. Deve-se observar no manual do desumidificador se é recomendado retirar a pilha da prótese auditiva. A ação de desumidificar a prótese auditiva ocorre com ar quente pulsátil, através de ventilador. O tempo do ciclo para retirada de umidade pode ser de 30 minutos, variando conforme o fabricante. Há modelos que além de realizar a retirada de umidade possuem ação anti-germes por luz ultra-violeta. Alguns modelos de aparelhos auditivos recarregáveis possuem recarregadores de pilha que também fazem o papel de desumidificador elétrico.
Existe modelo de desumidificador elétrico para implante coclear que utiliza o sistema de ventilação combinada com a absorção de umidade por sílica gel. Nesse caso a sílica deve ser colocada em um compartimento específico dentro desse desumidificador.
Independentemente do tipo de desumidificador, leia sempre o manual de instruções antes de utilizar e consulte seu fonoaudiólogo para obter mais informações.
Veja abaixo um comparativo simplificado que mostra essas duas versões encontradas no mercado:
Confira alguns artigos relacionados:
Meu aparelho auditivo molhou, e agora?
8 cuidados para maior vida útil dos aparelhos auditivos
Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530