6 etapas da reabilitação auditiva com o implante coclear
O implante coclear é um dispositivo eletrônico importante para reabilitação auditiva de pessoas com surdez. Elaboramos um guia simplificado com 6 etapas da reabilitação auditiva por meio desse dispositivo:
1.Diagnóstico
Pessoas dignosticadas com perda auditiva de grau severo e profundo sem resultado satisfatório com adaptação com aparelho auditivo podem ser encaminhadas para consulta com otorrinolaringologista experiente para possível indicação para implante coclear.
2.Avaliação
Avaliações e exames são realizados pelo médico especialista em implante coclear em conjunto com equipe multidisciplinar, que pode envolver cirurgião, fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social.
3.Procedimento cirúrgico
A cirurgia para inserção dos componentes internos do implante coclear é realizada sob anestesia, com internação hospitalar. O procedimento leva em média 2 horas, dependendo das circunstâncias. Pode ser realizado unilateral ou dos dois lados. O teste para verificar o funcionamento dos eletrodos é realizado ao final da cirurgia.
4.Recuperação após a cirurgia
A recuperação da cirurgia geralmente é tranquila. O paciente deve seguir as recomendações médicas em relação ao repouso e retomada das atividades diárias. Nessa fase, de aproximadamente 30 dias, o implante está desativado não possibilitando ainda que o implantado escute.
5.Ativação do implante
O paciente irá receber o componente externo do implante coclear conectando-o a parte interna para a tão aguardada ativação. São realizados testes de percepção sonora e primeira programação (mapeamento) pelo fonoaudiólogo especialista em implante. Sendo um momento muito esperado é importante adequar as expectativas, com paciência para o cérebro se acostumar a informação sonora enviada por eletrodos. Nessa etapa considerar som estranho ou sem graça não representa problemas com o implante, é preciso tempo para se adaptar aos estímulos.
6.Reabilitação Auditiva
É indicada terapia fonoaudiológica específica para estimulação auditiva e de linguagem e fala, realizadas de acordo com as necessidades individuais de cada um. As possibilidades de bons resultados com implante coclear dependem de diversos fatores, entre eles o empenho individual e apoio de familiares, idade, tempo de privação sensorial, causa da surdez. Os mapeamentos do implante coclear são realizados em maior frequência no começo, sendo espaçados à medida que o usuário vai se adaptando aos sons mais fortes e nítidos e conforme recomendação do profissional.
O eauriz fez 2 entrevistas com pessoas que foram reabilitadas por meio do implante coclear. Clique aqui para conferir as entrevista com a Lak Lobato e Leo Negromonte.
Confira também o nosso artigo sobre a diferença entre aparelho auditivo (AASI) e implante coclear (IC)
Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530