Aparelho auditivo x Amplificador de som
Amplificadores podem ser encontrados facilmente pela internet com os nomes de “Amplificador de Som Auditivo”, “Aparelho de Surdez”, “Amplificador de voz”, “Mini Amplificador de Som” e serem facilmente confundidos com aparelhos auditivos, mas na verdade são Produtos de Amplificação Sonora Pessoais.
Confira também: Amplificador de som: como identificar o falso aparelho auditivo
Os amplificadores de som podem ser encontrados na internet por valores extremamente baixos, mas as diferenças em relação aos aparelhos auditivos vão muito além do preço. Veja abaixo diferenças entre os equipamentos:
• Os amplificadores são equipamentos eletrônicos sem regulamentação no INMETRO e na ANVISA, enquanto os aparelhos auditivos passam por rigorosa avaliação técnica e de segurança nessas instituições antes de serem comercializados no Brasil.
• Não há como programar ou ajustar o amplificador de som para necessidades individuais de cada usuário. Já os aparelhos auditivos são programados e ajustados pelo fonoaudiólogo conforme as necessidades audiológicas de cada pessoa.
• Não é possível ter certeza sobre qual o nível de amplificação e frequências alcançadas pelo amplificador, ou seja, ele pode ter um baixo ganho para sua perda, ou aumentar o som mais que o necessário para seu caso. Aparelhos auditivos possuem medidas, como de resposta por frequência e ganho total, testadas em simulador de orelha e acoplador. Além do fonoaudiólogo poder verificar qual está sendo a amplificação na orelha do usuário, durante a adaptação.
• Os amplificadores de som são mais difíceis de se adaptar adequadamente à orelha, podendo gerar dores e desconforto físico no ouvido. Os aparelhos auditivos são desenvolvidos com um design ergonômico e permitem adaptações sob medida para o conduto auditivo do usuário quando necessário.
• São esteticamente inferiores aos modelos atuais de aparelhos auditivos. Uma prótese auditiva visualmente agradável contribui muito para adaptação e aceitação do uso pelo usuário.
• Não há como contar com o suporte de um fonoaudiólogo para se adaptar ao uso de um amplificador de som, os profissionais não têm informações técnicas sobre esse tipo de equipamento. Para atuar na reabilitação auditiva de pessoas com dificuldades para ouvir os fonoaudiólogos realizam frequentes treinamentos sobre os aparelhos auditivos e suas características técnicas, com objetivo que extrair o melhor aproveitamento das tecnologias disponíveis para cada usuário.
• O amplificador de som representa risco à saúde auditiva do usuário. O equipamento pode piorar a perda auditiva de duas formas: 1º) quando não fornece o ganho necessário, deixando de estimular o cérebro adequadamente e podendo ocorrer perda das habilidades auditivas; 2º) quando o volume está acima do que o usuário necessita, podendo lesionar as células auditivas. Os aparelhos auditivos sendo selecionados por profissional habilitado, ajustados de forma personalizada e com a proposta de reabilitação auditiva adequada proporcionam melhora na qualidade de vida do usuário, sem riscos à saúde auditiva.
• Os amplificadores de som não possuem possibilidades de configuração para melhor conforto e compreensão da fala. Os aparelhos auditivos atualmente possuem diversas características e tecnologias que possibilitam mais qualidade sonora.
• Qual a garantia do amplificador de som? Onde encontrar assistência técnica para este tipo de equipamento? Os sites que ofertam e vendem os amplificadores de som não fornecem estas informações. Os aparelhos auditivos registrados possuem garantia de fábrica e assistência técnica autorizada no Brasil para revisões e reparos.
São muitos os motivos para não confiar sua audição nos amplificadores de som, busque um fonoaudiólogo de sua confiança para orientá-lo sobre o processo de reabilitação auditiva e aquisição de aparelhos auditivos.
Encontre profissionais e clínicas que realizam venda de aparelhos auditivos em nosso guia.
Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530