Informativo

Filtre sua pesquisa por conteúdo para:

Sistema FM: entenda o funcionamento desse recurso de acessibilidade

O Sistema de Frequência Modulada ou, abreviando, Sistema FM é um recurso de acessibilidade para pessoas que utilizam próteses auditivas e tem como objetivo melhorar a compreensão da fala, especialmente em ambientes ruidosos. Pode ser utilizado com aparelhos auditivos e próteses implantáveis, como implante coclear e implante de condução óssea. O Sistema FM é muito recomendado para crianças em fase escolar, pois facilita o entendimento da fala do professor.

O sistema é composto por um transmissor (microfone) e receptor: o transmissor é utilizado pelo orador principal, por exemplo pelo professor; e o receptor é conectado ao aparelho auditivo do usuário, aluno. A voz do orador é transmitida diretamente para o receptor adaptado no aparelho auditivo e então amplificada de acordo com as necessidades audiológicas do usuário.

A posição que o orador principal estiver no ambiente não interfere no funcionamento do Sistema FM, considerando que seu alcance pode ser de aproximadamente 20 metros. Por exemplo, se o professor (utilizando o transmissor) caminhar pela sala, o aluno (utilizando o receptor do sistema fm em seus aparelhos auditivos) pode ouvir mais claramente a voz do professor, mesmo se o professor estiver falando atrás do aluno. Os microfones dos aparelhos auditivos podem continuar captando os demais sons do ambiente, mas em menor intensidade, mantendo o foco na fala do orador principal.

O transmissor do Sistema FM também pode ser utilizado na saída de áudio de televisores, computadores, entre outros, possibilitando melhora da percepção do som do equipamento. Para isso é necessário verificar o tipo de saída de áudio dos equipamentos eletrônicos e o tipo de cabo de áudio que pode ser utilizado no Sistema FM.

Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530