Saúde auditiva online: como buscar por informações de forma segura
O hábito de consultar a internet em busca de informações sobre saúde se tornou comum em nossa sociedade atual. Em relação à audição e reabilitação auditiva não é diferente. Consultar conteúdos sobre saúde auditiva NÃO substitui a consulta com otorrinolaringologista e fonoaudiólogo, mas pode ser um hábito positivo quando torna as pessoas mais empoderadas e conscientes sobre hábitos saudáveis para audição e mais engajadas nos tratamentos propostos pelos profissionais. Sendo este um dos propósitos do eauriz, reforçamos a importância de se buscar por informações confiáveis e baseadas em evidências científicas. Veja pontos que podem ser observados por quem busca estar bem informado sobre sua saúde, especialmente a auditiva:
• Mais de uma fonte: Busque ler mais de uma fonte sobre o mesmo tema;
• Profissional responsável: observe se o texto informa quem é o profissional responsável pela publicação. O ideal é que seja um profissional de saúde da área do assunto do texto;
• Referências: Observe se os textos que relatam resultados de pesquisas científicas citam as referências que foram utilizadas. Geralmente as referências são apresentadas ao final do texto;
• Órgãos governamentais ou instituições notoriamente reconhecidas: Observe se os textos utilizam, além de dados de artigos científicos, dados divulgados por órgãos oficiais ou notoriamente reconhecidos como: Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde, IBGE, Conselhos de Classe (Conselho Federal de Medicina, Conselho Federal de Fonoaudiologia), Audiology – Communication Research (ACR), American Speech-language-hearing Foundation (ASHA), entre outros.
Para profissionais ou mesmo para pessoas que não são da área da saúde, mas que desejam aprofundar seus conhecimentos, a internet é um meio acessível de busca por artigos científicos. Pela rede temos acesso a pesquisas e publicações produzidas por cientistas em todo mundo.
É importante reforçar que os conteúdos disponíveis na rede, ainda que de boa qualidade, jamais substituem a consulta com profissional de saúde. Cada pessoa é única e as informações na internet costumam ser generalizadas. Quando uma pessoa é acometida por problemas de ouvido o médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo devem ser consultados. Somente o médico pode diagnosticar as alterações do ouvido e propor a conduta mais adequada, que pode envolver o atendimento fonoaudiológico.
Experiências individuais e relatos de pessoas que podem ter sido acometidas pelos mesmos problemas são importantes porque humanizam e são muito válidos como apoio e suporte para encarar as dificuldades, mas devemos ter cautela e não realizar comparação de diagnósticos e resultados obtidos em tratamentos. Nas comparações muitas vezes não são consideradas as particularidades de cada indivíduo.
E uma última dica: as chamadas “fake news” estão por toda parte. Suspeite de promessas de tratamento com curas milagrosas, resultados fáceis de alcançar e rápidos. Tratamentos não embasados cientificamente além de não trazerem solução, podem ser perigosos e agravar o problema de saúde.
Confira alguns artigos relacionados:
Benefícios da telefonoaudiologia para adesão ao uso de aparelhos auditivos