Informativo

Filtre sua pesquisa por conteúdo para:

6 fatores que podem interferir na durabilidade das baterias descartáveis dos aparelhos auditivos

Grande parte dos aparelhos auditivos disponíveis utilizam baterias descartáveis para seu funcionamento. Mas quanto tempo dura a bateria do aparelho auditivo? Depende! A vida útil das baterias depende de diversos fatores, como tamanho, adesão ao uso do aparelho auditivo, ajustes, tecnologia… Veja 6 fatores que podem interferir na durabilidade das baterias descartáveis dos aparelhos auditivos:

1.Tamanho da bateria descartável: Os tamanhos das baterias de aparelhos auditivos disponíveis no mercado brasileiro são, em ordem crescente de tamanho: 10, 312, 13, 675. Quanto maior o tamanho da bateria, maior sua carga e maior deverá ser sua vida útil. Assim a bateria 13 deverá ter durabilidade maior que a bateria tamanho 10, por exemplo.

2.Média de uso diário do aparelho auditivo: quanto mais tempo de uso diário do aparelho auditivo maior será o consumo da bateria. Os usuários podem relatar que a média de durabilidade da bateria 312, por exemplo, é de 7 dias. Mas esse tempo pode variar conforme as horas de uso do aparelho auditivo por cada usuário.

3.Amplificação (volume) utilizada no aparelho auditivo: quanto maior a amplificação utilizada no aparelho auditivo, maior o consumo de bateria.

4.Microfonia: Um estudo brasileiro realizou testes em laboratório com 4 tamanhos de bateria, de 10 marcas diferentes, e indicou que quando ocorre microfonia os aparelhos auditivos têm um consumo maior do que um aparelho auditivo sem microfonia. A microfonia pode ocorrer, entre outros motivos, quando o molde não está bem ajustado ao ouvido (Bento e Penteado, 2013).

5.Conectividade sem fio do aparelho auditivo: Os modelos de aparelhos auditivos atuais utilizam conectividade sem fio para melhorar a qualidade sonora e facilitar o dia a dia do usuário, a utilização destes recursos pode aumentar o consumo da bateria.

6.Armazenamento e modo de uso da bateria: as recomendações dos fabricantes quanto ao armazenamento ideal, considerando a temperatura e a umidade do ambiente, e a remoção do adesivo que veda os orifícios das baterias de zinco-ar devem ser seguidas. No caso das baterias de zinco-ar, que dependem do contato com o ar para funcionamento, em geral, os fabricantes orientam que o adesivo da bateria seja retirado 1 minuto antes da bateria ser colocada para ligar o aparelho auditivo.  Leia as recomendações na embalagem da cartela de bateria.

Confira alguns artigos relacionados:

8 cuidados para maior vida útil dos aparelhos auditivos

Como funciona um aparelho auditivo?

Referência: Penteado SP, Bento RF. Performance analysis of ten brands of batteries for hearing aids. Int Arch Otorhinolaryngol. 2013;17(3):291–304. doi:10.7162/S1809-977720130003000010

Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530