Acadêmico

Filtre sua pesquisa por conteúdo para:

Efeitos auditivos da toxoplasmose adquirida experimental em Camundongos BALB/C

A toxoplasmose adquirida é uma infecção parasitária transmitida pelo Toxoplasma gondii. Essa infecção é um possível fator de risco para perda auditiva. Mas o comprometimento auditivo como consequência da toxoplasmose adquirida é raro, tendo sido descrita apenas em alguns relatos de casos, e, portanto a relação de causa e efeito entre audição e toxoplasmose adquirida ainda não está estabelecida.

O projeto de mestrado da fonoaudióloga Bianca Eugênio, na UFMG, teve como objetivo verificar os efeitos auditivos causados pela toxoplasmose adquirida em camundongos. Para isso foram caracterizadas e comparadas as respostas auditivas nos animais com e sem a infecção; realizado estudo microscópico óptico e eletrônico da cóclea para verificar a existência e tipos de alterações decorrentes da infecção, bem como sua relação com os achados auditivos; e realizado estudo microscópico óptico do tronco-encefálico e cérebro.

Na conclusão do estudo foi observado que o sistema auditivo periférico e central dos camundongos não foi afetado pelas cepas de Toxoplasma gondii utilizadas no estudo.

Os artigos originais desenvolvidos a partir desta tese de mestrado podem ser acessados pelo link: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUBD-AMXQMV