Surdos Oralizados e o Mercado de Trabalho
Pesquisa do blog Desculpe, não Ouvi: Surdos Oralizados e o Mercado de Trabalho
Pessoas com surdez podem preferir se comunicar pela linguagem oral e escrita. Há aquelas que passaram por reabilitação auditiva e há surdos oralizados, que podem não fazer uso de aparelhos auditivos e implantes, mas que utilizam as pistas visuais da comunicação oral para compreender a fala. É importante considerar a diversidade das formas de comunicação que podem ser desenvolvidas.
O blog “Desculpe, não Ouvi”, da escritora e comunicadora Lak Lobato, realizou recentemente importante pesquisa sobre a comunicação utilizada e a presença dos surdos oralizados no mercado de trabalho, com um grupo de 629 pessoas. Foram levantadas questões em relação a características da surdez, como o grau de perda auditiva, uso de tecnologias, formação acadêmica e preferência de forma de comunicação.
Confira a pesquisa completa e seus resultados no blog Desculpe, não Ouvi: https://desculpenaoouvi.com.br/surdos-oralizados-e-o-mercado-de-trabalho/
Conhecer e compreender as variadas manifestações da surdez, suas possibilidades e necessidades de comunicação faz que a inclusão aconteça de forma efetiva e mais proveitosa para os trabalhadores e empresas.