Informativo

Filtre sua pesquisa por conteúdo para:

Selo Ruído: conheça os critérios de classificação do nível de potência sonora de eletrodomésticos

Equipamentos presentes em nosso dia-a-dia em casa e na vida de alguns profissionais podem produzir ruídos em alta intensidade, capazes de prejudicar a audição, provocarem dores de cabeça, stress e falta de concentração.

A exposição ao ruído de alta intensidade lesiona as células sensoriais do ouvido interno, resultando em perda auditiva permanente.

Visando alertar os consumidores foi criado o Selo Ruído, um adesivo que orienta os consumidores em relação ao barulho dos eletrodomésticos no Brasil, especificamente sobre o ruído produzido por liquidificadores, secadores de cabelo e aspiradores de pó. O selo deve estar colado no produto ou em sua embalagem, para que o consumidor possa comparar os produtos e escolher aquele que tenha o menor nível de intensidade sonora.

Na hora de adquirir um novo eletrodoméstico vale conferir o quão ruidoso o equipamento é para proteger sua saúde auditiva. Durante o uso destes eletrodomésticos devemos estar atentos ao tempo de exposição ao ruído, quanto mais barulhento menor deve ser o tempo de utilização.

Confira abaixo os critérios de classificação do nível de potência sonora (NR) em dB dos eletrodomésticos:

Secadores de cabelo:
A: NR ≤ 78

B: 78 < NR ≤ 81

C: 81 < NR ≤ 85

D: 85 < NR ≤ 88

E: NR > 88


Liquidificador
A: NR ≤ 85

B: 85 < NR ≤ 88

C: 88 < NR ≤ 92

D: 92 < NR ≤ 95

E: NR > 95


Aspirador de pó:
A: NR ≤ 85

B: 85 < NR ≤ 88

C: 88 < NR ≤ 92

D: 92 < NR ≤ 95

E: NR > 95

Conhecendo o nível de ruído que os eletrodomésticos são capazes de produzir é possível gerenciar o tempo de uso de forma mais segura. Nesse artigo, mostramos os critérios de Nível de ruído x Tempo de Exposição, estabelecidos pela OSHA (Occupational Safety and Health Act): https://www.eauriz.com.br/conheca-a-intensidade-dos-sons-e-preserve-sua-audicao/

Fonte: http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC001891.pdf