Alimentação saudável pode reduzir o risco de adquirir perda auditiva
Pesquisadores examinaram a percepção auditiva de 3.135 mulheres enfermeiras e seus padrões alimentares. O estudo buscou observar se limiares auditivos preservados tinham associação com padrões alimentares comumente recomendados e considerados saudáveis, como dieta para controle da hipertensão e dieta mediterrânea alternativa.
As mulheres que mantinham alimentação considerada saudável apresentaram risco substancialmente menor de declínio da audição. A alimentação saudável se mostrou como um fator proteção contra a perda auditiva relacionada ao envelhecimento natural.
A mulheres que participaram do estudo eram enfermeiras e tinham idade média de 59 anos. A pesquisa utilizou mais de 20 anos de dados sobre alimentação das participantes, com coleta de informações a cada 4 anos. As mulheres tiveram seus limiares auditivos medidos, como na audiometria tonal, ao longo de três anos.
Padrões de alimentação saudável foram associados a 30% menor chance de perda da sensibilidade auditiva para frequências médias (3KHz e 4KHz) e até 25% menor chance de perda da audibilidade de sons de frequência alta (6KHz e 8KHz). Estas são as primeiras frequências sonoras a sofrer declínio com o avançar da idade e que abrangem os sons da fala: “g”, “k”, “j”, “d”, “t”, “z”, “s”, “v”, “f”.
Artigo original: Sharon G Curhan, Christopher Halpin, Molin Wang, Roland D Eavey, Gary C Curhan, Prospective Study of Dietary Patterns and Hearing Threshold Decline, American Journal of Epidemiology, , kwz223, https://doi.org/10.1093/aje/kwz223