Surdez Súbita
A surdez súbita é a perda repentina da audição ou a piora abrupta de uma alteração auditiva já existente, com piora do limiar auditivo em 30 dB ou mais.
Em maior parte dos casos somente um ouvido, mas pode ocorrer nos dois. A prevalência é maior em pessoas com idade entre 40 e 60 anos e incidência é semelhante entre homens e mulheres.
Além da percepção de perda repentina da audição a pessoa pode sentir zumbido, vertigens e plenitude auricular (sensação de ouvido tampado).
Confira o nosso artigo com 16 causas da surdez
Causa
A surdez súbita pode ter diversas causas, como doenças infecciosas, uso de medicamentos, variação de pressão, traumatismos, mas na maioria das pessoas a causa não é identificada.
São algumas das causas que podem ser conhecidas:
- Uso de medicamentos ototóxicos, medicamentos que geram efeitos colaterais lesionando os ouvidos;
- Traumatismo craniano com lesão da estrutura do ouvido ou concussão grave (lesão cerebral causada por uma pancada na cabeça ou uma agitação violenta da cabeça e do corpo);
- Barotrauma de ouvido (mudança de pressão) em mergulho ou durante voo de avião;
- Infecções como meningite bacteriana, caxumba, sarampo, toxoplasmose;
- Síndrome de Ménière;
- Acidente Vascular Encefálico.
Tratamento
Um médico deve ser consultado de imediato para tratamento adequado. Quando mais cedo a busca pelo diagnóstico maiores são as chances de uma possível reversão da surdez ou melhora do quadro. O tratamento pode seguir diferentes abordagens, considerando as várias causas possíveis para surdez súbita. Podem ser utilizados corticoides, anti-inflamatórios e vasodilatadores, à critério do médico após avaliação clínica e exames auditivos. Quando não é possível a recuperação da audição normal o especialista pode indicar a reabilitação com uso de próteses auditivas (aparelho auditivo ou implante).