6 dicas que facilitam a conversa utilizando máscara
Durante uma conversa expelimos micro gotículas de saliva que podem ser veículos de transmissão de doenças. Contra o coronavírus as medidas mais eficazes até então são o uso de máscara, mantendo as outras recomendações de higiene e distanciamento social. A utilização da máscara corretamente, cobrindo nariz e boca, e por todos é de grande importância no enfrentamento à doença.
Confira também o nosso artigo sobre audição e o covid-19
O uso de máscara, porém, interfere na comunicação, dificultando a compreensão da fala. Além de impedir a leitura labial, com as máscaras, há perda de intensidade, com prejuízo significativo para sons da fala. A máscara N95, recomendada aos profissionais de saúde, atenua até 12dB. O acesso à expressão facial, que transmite emoções, intenções durante a comunicação, também é dificultado. Diante destes fatores, pessoas com ou sem perda auditiva têm relatado dificuldade para compreender a fala ou cansaço ao manter uma conversa. Elaboramos então 6 dicas que facilitam a conversa com uso de máscara de proteção:
- Seja objetivo com o que deseja comunicar, utilize frases curtas.
- Fale devagar, com pausa especialmente entre as frases, dando tempo a outra pessoa para processar a informação e responder.
- Procure articular as palavras de forma precisa, diminuindo a distorção dos sons.
- Aumente um pouco a intensidade de voz se perceber que a outra pessoa não está entendendo ou se ela pedir para falar mais alto. Só grite se a pessoa pedir.
- Repita o que foi dito, quando for solicitado. Com paciência e observando as dicas acima e reformulando a frase se necessário.
- É interessante o uso de máscara com visor transparente, que possibilita a leitura labial.
Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530