Qual o preço de aparelho auditivo?
Uma pergunta frequente nas ligações e mensagens para fonoaudiólogos que atuam com a reabilitação auditiva é: “Quanto custa um aparelho auditivo?“
Ao final de uma consulta essa pergunta é facilmente respondida, mas por telefone é difícil porque a definição do modelo depende de muitas variáveis. O valor a ser investido na compra e adaptação dos aparelhos auditivos varia conforme os serviços fonoaudiológicos que serão necessários e a tecnologia que será utilizada.
Tecnologia
Graças a inovação tecnológica os aparelhos auditivos possuem cada vez mais funções que facilitam o dia a dia dos usuários. Quanto mais tecnologia o aparelho auditivo possui, mais tempo em pesquisas e recursos o fabricante necessitou investir no seu desenvolvimento e maior será o seu preço. Além da análise da avaliação audiológica o fonoaudiólogo seleciona a tecnologia do modelo conforme o estilo de vida e desejos do paciente.
Serviços fonoaudiológicos
Com base na avaliação audiológica, dos exames auditivos, da anatomia do ouvido, da performance comunicativa, temos informações sobre o grau e tipo de perda auditiva e qual está sendo o impacto na compreensão auditiva. Nessa análise o fonoaudiólogo irá avaliar quais serviços serão necessários e irá selecionar o modelo de aparelho auditivo que atenda às necessidades do paciente em relação ao ganho (volume) e tecnologias que serão indispensáveis no auxílio para compreensão da fala.
Por essas questões a prescrição do modelo ideal de aparelho auditivo para cada pessoa deve ser presencial, junto à um fonoaudiólogo capacitado, conforme o Conselho Federal de Fonoaudiologia determina.
Conforme resolução 427 do Conselho Federal de Fonoaudiologia a teleconsulta, que é a consulta entre paciente e fonoaudiólogo à distância, pode “englobar ações fonoaudiológicas de orientação, esclarecimento de dúvidas, condutas preventivas, não sendo permitida avaliação clínica, prescrição diagnóstica ou terapêutica.”
Caso você já tenha o nome de um modelo de aparelho auditivo selecionado junto a um fonoaudiólogo poderá se informar sobre o valor do mesmo produto com outros profissionais. Mas lembre-se que os outros fonoaudiólogos que você pesquisar deverão realizar a mesma avaliação já feita anteriormente pelo primeiro profissional consultado. E aí poderão recomendar a adaptação de um outro modelo e tratamento para reabilitação auditiva, modificando os custos. Assim como quando vamos ao médico para ter uma segunda opinião e ele apresenta uma proposta de tratamento diferente. Isso pode acontecer devido experiência do profissional e familiaridade com a marca que trabalha.
Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530