Informativo

Filtre sua pesquisa por conteúdo para:

Anatomia da Cóclea

O que é a Cóclea e qual a sua função? A cóclea faz parte do chamado ouvido interno, onde a vibração do som chega estimulando às células sensoriais e convertendo a informação sonora em sinais elétricos que são enviados ao nervo auditivo. Veja detalhes da anatomia e funções dessa parte do sistema auditivo:

Janela oval: entrada para orelha interna, localizada junto à base da rampa vestibular

Janela redonda: está junto à base da rampa timpânica e serve para o escape de pressão.

Rampa vestibular, rampa vestibular e rampa média: a rampa vestibular e a rampa timpânica comunicam-se entre si e são preenchidas de perilinfa, líquido com composição semelhante ao líquido extracelular. A rampa média também é conhecida como canal coclear e abriga o Órgão de Corti, sendo preenchida pela endolinfa, líquido com composição única em nosso organismo.

Estes líquidos do ouvido permitem a estimulação das células sensoriais que convertem seus movimentos em impulsos para o cérebro e permitem a coordenação do nosso equilíbrio pela estimulação dos receptores vestibulares.

Células ciliadas: recebem este nome por apresentarem esterocílios em seu polo. As células ciliadas fazem parte do Órgão de Corti. As células ciliadas externas são responsáveis pela transdução eletromecânica da informação sonora e amplificam a energia sonora na cóclea, aumentando dessa forma a sensibilidade. As células ciliadas internas são as especialistas na transdução da informação sonora para o nervo auditivo. Cada célula ciliada tem uma resposta eletrofisiológica dependendo do seu posicionamento e da freqüência sonora.