Anatomia e funcionamento da orelha média
Nosso sistema auditivo é didaticamente dividido em três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna. A orelha média, ou ouvido médio, é uma cavidade no osso temporal, conectada a orelha externa pela membrana timpânica e com a orelha interna pelo estribo. A orelha média realiza a transmissão e amplificação da informação sonora vinda pelo ar para a cóclea.
Confira também o nosso artigo sobre a Imitanciometria: o exame da orelha média
No artigo de hoje mostramos detalhes da anatomia e funções dessa parte do sistema auditivo:
Membrana timpânica: a membrana timpânica ou simplesmente tímpano separo o canal auditivo externo da cavidade da orelha média. A membrana recebe a onda sonora, converte em energia mecânica e amplifica essa energia transmitida à cadeia de ossículos da orelha.
Martelo, Bigorna e Estribo: São os três ossículos da orelha média, eles recebem, amplificam e transmitem a energia mecânica do som para a orelha interna (cóclea). O martelo é o maior ossículo, estando ligado à membrana timpânica. A bigorna é o ossículo mais longo e o estribo, menor osso do corpo humano, é o ossículo mais próximo da cóclea.
Músculo estapédio (do estribo): Músculo que se contrai quando um som de forte intensidade é detectado (em geral maior que 80 dB), este reflexo aumenta a rigidez dos ossículos do ouvido, diminuindo a transmissão e amplificação de frequências baixas e médias. Assim, reflexo do músculo estapédio protege o ouvido interno, mas não é eficiente para frequências mais altas.
Tuba auditiva: A tuba auditiva é um canal que conecta a cavidade do ouvido médio ao interior do nariz, possibilitado a ventilação e equilíbrio da pressão do ouvido com o ambiente externo.