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Audiologia Educacional e a reabilitação da pessoa com surdez

A surdez pode representar um grande impacto na qualidade de vida das pessoas, podendo comprometer de forma significativa as habilidades comunicativas orais, de aprendizagem e de interação social e profissional.

Confira também: A importância da reabilitação auditiva precoce para o desenvolvimento da linguagem oral de crianças com surdez

A atuação do fonoaudiólogo na reabilitação da pessoa com surdez pode acontecer para além do reestabelecimento dos níveis de audição, acontecendo dentro de uma área chamada Audiologia Educacional. A intervenção da Audiologia Educacional depende das necessidades individuais e busca a melhora da capacidade de ouvir, abordando o aprendizado e treinamento das habilidades auditivas, o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, a melhora da fala e da qualidade vocal da pessoa com deficiência auditiva. A necessidade de cada pessoa é avaliada considerando o período de ocorrência da perda auditiva (se antes ou após a aquisição da linguagem), tempo de privação auditiva e nível de comprometimento da comunicação.

Mostramos abaixo áreas da Fonoaudiologia que podem ser trabalhadas na atuação em Audiologia Educacional:

Audiologia: Na área de audiologia o fonoaudiólogo exerce papel fundamental na equipe de reabilitação auditiva. Atuando na avaliação e realização de exames para diagnóstico e monitoramento da audição, seleção, adaptação e acompanhamento do uso de próteses auditivas e treinamento das habilidades auditivas.

Voz: A surdez prejudica o conhecimento da própria voz. O comprometimento do feedback auditivo gera alterações na produção e qualidade vocal das pessoas com deficiência auditiva. A voz pode apresentar características específicas, podendo ser conhecida pelo “sotaque de surdo” ou pela “voz de surdo”. O fonoaudiólogo atua na avaliação da dinâmica da voz, orienta e pode propor exercícios para melhora da qualidade da voz, com o objetivo por exemplo de melhorar a projeção e ressonância vocal.

Linguagem: A audição permite aos bebês e crianças o acesso as mais variadas informações e experiências para o desenvolvimento. Por isso crianças com deficiência auditiva podem apresentar atraso na aquisição da linguagem oral e escrita, pois a via auditiva, que é fonte de recebimento de informações para aprendizado, está comprometida. Nesta área o fonoaudiólogo atua na avaliação e realização de terapias com técnicas para o desenvolvimento da linguagem em conjunto com a estimulação das habilidades auditivas. É realizado também um importante trabalho de orientação quanto a estimulação em casa e na escola.

Fala: Visando a melhora da performance comunicativa da pessoa com surdez o fonoaudiólogo também avalia, conforme a necessidade de cada um, a produção e articulação dos sons da fala. Podem ser propostos exercícios para reconhecimento da articulação das palavras, favorecendo a leitura labial e auxiliando para que a pessoa com perda auditiva tenha uma fala clara e com os sons bem articulados.