BERA
BERA é a sigla em inglês para Brainstem Evoked Response Audiometry. O BERA é um exame que avalia o sistema auditivo, verificando a integridade das vias auditivas da orelha interna até o córtex cerebral, e se há perda auditiva. Em português é chamado por PEATE (Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico) e pode ser conhecido também por Audiometria de Tronco Cerebral. O exame mede os impulsos elétricos que são gerados quando há um estímulo sonoro. Por isso o exame é realizado com fones no ouvido, que irão enviar o estímulo sonoro, e eletrodos distribuídos em pontos específicos da cabeça, que irão captar os impulsos elétricos.
O BERA ou PEATE é indolor e não invasivo. E ao contrário da audiometria tonal, o BERA é um exame objetivo da audição, ou seja, não depende da participação do paciente para obtenção dos resultados. O essencial na verdade é que o paciente não se movimente, deve estar relaxado. Em bebês e crianças pequenas o exame deve ser realizado durante o sono, quando isto não é possível pode ser necessária sedação conforme avaliação médica.
É um exame eletrofisiológico que serve para identificar anormalidades do nervo auditivo até o tronco encefálico e pesquisar o limiar auditivo. É muito utilizado para diagnóstico e definição do tratamento de perda auditivas em bebês e crianças pequenas o BERA, pois nesta fase ainda não conseguem responder a audiometria convencional. É recomendado também na triagem de recém-nascidos de alto risco, devido ao grande número de crianças que podem apresentar comprometimento neural. Em adultos o BERA pode ser indicado para maior precisão do diagnóstico de problemas auditivos, quando demais exames não são conclusivos, na existência de problemas neurológicos e para monitorar pessoas em estado de coma.