Como funciona um aparelho auditivo?
Os aparelhos auditivos fazem muito mais do que somente aumentar o som. Basicamente, para seu funcionamento, os aparelhos possuem microfone, chip, amplificador e receptor, além da fonte de energia, que pode ser bateria descartável ou recarregável.
O resultado da amplificação final é variável porque os aparelhos são personalizados de acordo com recursos disponíveis no modelo e com as necessidades auditivas e preferências do usuário.
Confira também o artigo qual o preço de aparelho auditivo?
Veja abaixo os aparelhos auditivos funcionam:
1. Os microfones do aparelho auditivo captam os sons e convertem as ondas sonoras em sinais elétricos.
2. Os sinais elétricos são analisados, processados e amplificados pelo chip do aparelho auditivo e pelo amplificador. A informação sonora é ajustada de acordo com as características da perda auditiva e personalizada conforme as necessidades do usuário e recursos disponíveis no modelo de aparelho auditivo.
Os sinais elétricos são analisados, processados e amplificados pelo chip do aparelho auditivo e pelo amplificador. A informação sonora é ajustada de acordo com as características da perda auditiva e personalizada conforme as necessidades do usuário e recursos disponíveis no modelo de aparelho auditivo.
Os recursos do modelo de aparelho auditivo permitem que, além de utilizar os dados do exame audiológico para os ajustes, o aparelho possa diferenciar os tipos de sons e tratá-los de forma mais eficiente para as necessidades do usuário. Por exemplo, o sinal de fala tem característica diversa do sinal de ruído. O aparelho pode então, diminuir o ganho (volume) do som de ruído e dar maior destaque aos sons de fala. Existem aparelhos auditivos que diferenciam até mesmo os variados ruídos presentes em nosso dia-a-dia, como ruído contínuo (ex: motor de geladeira), ruído abrupto (ex: tampa de panela quando cai no chão), ruído de vento, ruído de fala (ex: burburinho em restaurante). A disponibilidade destes recursos varia conforme o modelo do aparelho auditivo. Você pode saber mais sobre as características do seu aparelho buscando pelo modelo em nosso catálogo e conversando com seu fonoaudiólogo.
3. Depois de passar pelo chip e amplificador o sinal elétrico é enviado ao receptor e será convertido em onda sonora novamente para então ser direcionado ao ouvido, através do molde auricular ou microtubo e olivas, quando o aparelho fica atrás da orelha. Quando o modelo de aparelho auditivo é intracanal ele já está posicionado dentro do canal auditivo.
As próteses auditivas possibilitam que a informação sonora chegue ao sistema auditivo central, onde podemos entender e dar significado aos sons. Leia nosso artigo sobre “Como funciona nossa audição?” e entenda a importância do cérebro na compreensão auditiva.
Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530