Informativo

Filtre sua pesquisa por conteúdo para:

Como o ouvido e a tuba auditiva funcionam quando viajamos de avião?

Durante a decolagem e o pouso nossos ouvidos precisam equalizar as variações de pressão do ar. A tuba auditiva exerce função essencial na liberação e entrada de ar nos ouvidos para não sentirmos dor. Veja como o ouvido e a tuba auditiva funciona quando viajamos de avião e formas de prevenir incômodos:

Tuba Auditiva
A tuba auditiva é um tubo que conecta o ouvido médio ao interior do nariz, possibilitando a ventilação com o exterior. Ela está localizada do outro lado do tímpano e também pode ser chamada de trompa de Eustáquio.

A tuba auditiva permite que o ar entre ou saia do ouvido médio, equalizando a pressão com o ambiente externo. A tuba auditiva pode ser obstruída por secreções ou inflamações, impossibilitando ou dificultando o mecanismo natural de ventilação. Por isso quando estamos gripados é comum a sensação de ouvido tampado.

Mas como o ouvido e a tuba auditiva funcionam quando viajamos de avião?

Na decolagem
A pressão do ar dentro do avião diminui à medida que o avião sobe, sendo mantida em certo nível quando o avião atinge a “altitude de cruzeiro”. Dentro dos ouvidos a pressão do ar está como no nível do chão, mais elevada. Para que a pressão no ouvido médio não “empurre” o tímpano para fora e não gere dor é necessário a saída de um pouco de ar pela tuba auditiva.

No pouso
Na descida do avião ocorre o inverso. A pressão dentro do avião aumenta com a descida do avião para o pouso. Com a pressão dentro do avião mais elevada o tímpano é “empurrado” para dentro do ouvido e pode gerar dor. Sendo necessário aumentar também a pressão dentro ouvido médio com a entrada de um pouco de ar pela tuba auditiva.

Como prevenir possíveis incômodos ou dor?

Consulte um otorrinolaringologista para tratamento de rinite, sinusite e outros problemas no nariz que possam obstruir a ventilação natural da tuba auditiva.

Manobras respiratórias devem ser avaliadas, pois caso exista secreção no nariz essa secreção pode ser direcionada para o ouvido médio, causando mais problemas. O uso de medicamentos também necessita de avaliação e indicação do médico otorrinolaringologista.

Durante o voo são dicas uteis para melhorar o funcionamento da tuba auditiva: bocejar, mastigar, engolir.

Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530