Acadêmico

Filtre sua pesquisa por conteúdo para:

Diabetes causa perda auditiva?

Segundo a International Diabetes Federation (IDF), em 2015, mais de 14 milhões de pessoas no Brasil tinham diabetes. Sendo que mais da metade dessa população não havia sido diagnosticada. A previsão é de que até 2040 o Brasil terá 23,2 milhões de pessoas com diabetes.

Doenças crônicas, como a diabetes, e os medicamentos utilizados no tratamento destas doenças impactam a saúde geral. Quando o nível de glicose no sangue fica alto pode ocorrer danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos, incluindo os que compõe o sistema auditivo.

A perda auditiva é duas vezes mais comum em pessoas com diabetes do que naqueles que não têm a doença. Além disso, entre pessoas com pré-diabetes a ocorrência de perda auditiva é 30% maior do que naqueles com níveis de glicose considerados dentro da normalidade. A glicemia normal em jejum não deve ultrapassar os 100 mg/dL.

Existem 3 teorias de como o diabetes, direta ou indiretamente, pode prejudicar a audição:

 Dano à irrigação sanguínea na cóclea

Níveis altos de glicose no sangue podem lesar os pequenos vasos sanguíneos que irrigam as micro estruturas da cóclea, causando interrupções no fluxo.

 Dano às vias neurais auditivas

Diabetes traz prejuízos ao sistema nervoso porque pode alterar o aporte de substâncias no sangue essenciais para o funcionamento das delicadas vias neurais auditivas, responsáveis por encaminhar informações ao sistema auditivo central.

 Tratamento com medicamentos ototóxicos

Muitos medicamentos que pessoas com diabetes precisam utilizar são ototóxicos, afetando as funções auditivas e vestibulares (equilíbrio). 

Cada um destes 3 fatores pode prejudicar a audição de forma isolada ou combinada e ainda é difícil diferenciá-los de outros problemas que podem gerar perda auditiva ao longo da vida, como o envelhecimento natural das estruturas do ouvido.

Identificando o quadro de pré-diabetes ou diabetes é necessário realizar avaliação da audição e monitorá-la com exames periódicos. Os profissionais de saúde precisam desenvolver estratégias no atendimento para prevenção, gerenciamento e redução de danos gerados pelo diabetes e pela perda auditiva.

Confira também o nosso artigo com 16 causas da surdez

Referências:

Bamini Gopinath, Victoria M. Flood, Catherine M. McMahon, George Burlutsky, Jennie Brand-Miller, Paul Mitchell, Dietary Glycemic Load Is a Predictor of Age-Related Hearing Loss in Older Adults, The Journal ofNutrition, Volume 140, Issue 12, December 2010, Pages2207–2212, https://doi.org/10.3945/jn.110.128462

Gupta S, Eavey RD, Wang M, Curhan SG, Curhan GC. Type 2 diabetes and the risk of incident hearing loss. Diabetologia. 2019;62(2):281-285. doi:10.1007/s00125-018-4766-0

The Audiology Project: https://www.theaudiologyproject.com/

International Diabetes Federation: https://idf.org/

Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530