Especialistas que podem ser consultados no tratamento do zumbido
O zumbido é sintoma que pode ocorrer em diversos problemas de saúde. Grande parte dos casos está relacionada à problemas auditivos. Porém existem outras causas para a percepção do zumbido que não estão relacionadas diretamente à audição: disfunção na articulação da mandíbula, diabetes, alterações cardiovasculares como hipertensão e arteriosclerose, alterações hormonais, doenças neurológicas, distúrbios psiquiátricos, reações à medicamentos, alterações musculares na região da cabeça e pescoço, estresse, dieta inadequada. E existem ainda os casos em que zumbido não possui causa conhecida. Por ter origem em diversos problemas de saúde, além da essencial avaliação do médico otorrinolaringologista e do fonoaudiólogo especialista outros profissionais de saúde podem ser importantes no tratamento. Veja alguns especialistas que podem ser consultados no tratamento do zumbido:
Otorrinolaringologista: a grande maioria dos casos de zumbido está relacionada a problemas de ouvido e por se tratar de um sintoma essencialmente auditivo o otorrinolaringologista deve ser o primeiro profissional a ser consultado. Conforme a necessidade do paciente o médico otorrinolaringologista poderá encaminhar para outros profissionais.
Fonoaudiólogo: o fonoaudiólogo está envolvido no tratamento do zumbido desde o início pois realiza os exames audição que verificam a saúde e funcionalidade do sistema auditivo. Conforme os resultados dos exames e indicação médica o irá atuar também no tratamento do zumbido.
Neurologista: existem doenças neurológicas podem gerar zumbido, por exemplo alterações vasculares no cérebro e alguns tipos de dor de cabeça, por isso quando há suspeita o paciente pode ser encaminhado ao neurologista para investigação.
Nutrição: dieta inadequada pode gerar alterações metabólicas que comprometem o bom funcionamento do corpo todo, incluindo o ouvido. Por isso a consulta com um nutricionista ou nutrólogo pode ser recomendada.
Psiquiatra: doenças como depressão, ansiedade, estresse patológico podem gerar zumbido. Além disso, o próprio zumbido pode ser perturbador e impactar negativamente a qualidade de vida da pessoa.
Psicólogo: quando há prejuízos emocionais o suporte de um psicólogo pode ser recomendado conforme as necessidades do paciente.
Dentista: disfunção na articulação temporo-mandibular (articulação que possibilita os movimentos da mandíbula) pode gerar zumbido. Nestes casos a avaliação de um dentista especialista em dor orofacial e pode ser indicada.
Fisioterapeuta: alterações musculo-esqueléticas, especialmente na região da cabeça e pescoço, podem ser relacionadas ao zumbido. Mais uma vez, conforme a avaliação e as queixas do paciente a consulta com um fisioterapeuta se faz necessária.
Endocrinologista: o zumbido pode ser decorrente de distúrbios endócrinos e metabólicos, como nos casos de hiper ou hipotireoidismo. Por isso a avaliação de um endocrinologista pode ser recomendada.
Confira alguns artigos relacionados ao zumbido:
O zumbido que sinto pode ser medido?
Benefícios do uso de próteses auditivas no tratamento do zumbido
O tratamento adequado à causa e personalizado a cada pessoa pode trazer grande alívio ao incomodo gerado pelo zumbido.
Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530