Qual o melhor fone de ouvido e como usar de forma segura?
Um dos motivos da perda auditiva causada por sons intensos é o uso inadequado de fones de ouvido. Isso significa o fone de ouvido está proibido? Não, mas cuidados devem ser tomados para que a músicas e outros sons possam ser desfrutados sempre. Veja 9 cuidados na escolha do fone de ouvido e uso adequado do equipamento:
- Fones supra auriculares (que cobrem toda orelha) são mais indicados pois diminuem a intensidade dos sons externos, fazendo com que o volume do fone não precise ficar tão alto. Há modelos destes fones maiores, que não ocluem os microfones do aparelhos auditivos que ficam atrás da orelha;
- Mantenha a intensidade do som em no máximo 50% da capacidade do equipamento;
- Evite utilizar os fones em locais barulhentos. Na tentativa de sobrepor o ruído externo você pode acabar extrapolando a intensidade segura para sua audição. Dentro de ônibus por exemplo: temos o ruído da rua, do motor, das portas abrindo e fechando, do sinal de parada, das pessoas conversando… Situações como essa já representam risco. Ao invés de utilizar fones de ouvido busque por abafadores de ruído.
- Os fones de ouvido auriculares, que geralmente vem quando adquirimos smartphones, não possuem barreiras contra ruído externo e são colocados muito próximos do nosso sistema auditivo. A atenção deve ser redobrada, mantendo o som em baixa intensidade.
- Use os fones nas duas orelhas em intensidade baixa. Utilizar um fone só faz com que você coloque o volume ainda mais alto.
- Faça pausas para descanso dos seus ouvidos.
- Observe se mesmo ouvindo música com fones você consegue ouvir conversas a sua volta, caso não consiga abaixe o volume. A intensidade do fone não pode ultrapassar a intensidade da voz normal das pessoas.
- Invista em fones de ouvido que façam o cancelamento ativo do ruído externo.
- A maioria do smartphones avisam quando a intensidade de som segura é extrapolada, não ultrapasse o recomendado.
Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530