Informativo

Filtre sua pesquisa por conteúdo para:

8 Fatores que interferem no entendimento da fala ao assistir TV

Uma das grandes queixas de quem possui perda auditiva é a dificuldade de compreender a fala ao assistir televisão, mesmo com o uso de próteses auditivas. O entendimento das falas vindas do televisor exige o trabalho das habilidades auditivas desempenhadas pelo cérebro. O som pode chegar amplificado corretamente pela prótese auditiva, mas com informações sonoras complexas o cérebro tem um trabalho árduo para processar os sons e então ocorrer a compreensão. Para melhorar a compreensão auditiva das falas provenientes da televisão é necessário treino e paciência! Converse com seu fonoaudiólogo, conforme o caso, acessórios de conectividade que transmitem o audio da TV diretamente para a prótese auditiva podem ser uma boa solução.

Veja 8 fatores que interferem no entendimento da fala ao assistir TV:

1- Trilha sonora: músicas e outros sons de fundo são muito comuns em programas de tv, novelas, séries, filmes. Nessa situação é exigido do cérebro a habilidade de compreender sons de fala em presença de outros sons competitivos.

2- Conversas em grupo na TV: as trocas entre os falantes (atores, entrevistados) podem ser muito rápidas e sobrepostas, o que dificulta o processamento da informação sonora.

3- Narração: acompanhar a fala como única fonte de informação, sem apoio da leitura labial e expressão facial, pode ser uma tarefa bastante difícil.

4- Dublagem: na dublagem a leitura labial não tem como ser utilizada porque a informação visual conflita com a informação sonora.

5- Qualidade do áudio: há televisores e programas com maior ou menor qualidade de áudio.

6- Ausência de legendas: a legenda descritiva ou legenda oculta descreve a fala das pessoas e outros elementos sonoros importantes na narrativa, tornando mais fácil a compreensão dos programas de tv.

7- Assistir tv com sons competitivos no ambiente: a informação sonora vinda da televisão é bastante complexa. Somar outros sons competitivos do ambiente, como assistir TV em uma sala com outras pessoas conversando, aumenta esta complexidade.

8- Qualidade da pronúncia do falante na TV: a fala de um ator ou apresentador não deve ser muito rápida e deve ser precisa e bem articulada para facilitar a compreensão auditiva.

Para melhorar a compreensão auditiva das falas provenientes da televisão é necessário treino e paciência! Conforme o caso, acessórios de conectividade, que transmitem o áudio da TV diretamente para a prótese auditiva, podem ser uma boa solução. Converse com seu fonoaudiólogo.

Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530