Uma pessoa com perda auditiva pode aprender música? Pode sim! Pode muito!
Grandes nomes da música brasileira e internacional já desmistificaram a ideia de que a perda auditiva impossibilita a prática da música. E agora para essa ideia cair de vez por terra, o MagMusic chega para popularizar o ensino da música para pessoas com surdez. Entenda como funciona.
Assim como a comunicação, a música deveria ser acessível a todas as pessoas. E quem pensa que uma pessoa com perda auditiva não pode sentir ou aprender sobre música, é hora de atualizar os conhecimentos.
O professor de música Magnaldo Araújo juntamente com o engenheiro mecatrônico Liebson Henrique desenvolveram o MagMusic, dispositivo que tem como objetivo auxiliar o aprendizado musical de pessoas com deficiência auditiva. O MagMusic orienta pessoas com surdez em relação ao ritmo musical, por meio de uma linguagem visual de sinais luminosos emitidos por lâmpadas como executar células rítmicas presentes em músicas e exercícios musicais. O aparelho emite sinais luminosos que simulam pulsações rítmicas ajustadas por Batidas Por Minuto (BPM), onde cada lâmpada do aparelho tem uma função acionada pelo microcontrolador de acordo com a configuração inserida pelo usuário.
O dispositivo já foi patenteado e está sendo desenvolvido um aplicativo com a mesma funcionalidade, também no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Com a criação da startup em breve poderemos contar com o MagMusic!
Fica mais uma vez evidente que a pessoa com surdez pode ser e fazer o que ela decidir para sua vida. Não sem obstáculos, claro, mas quem percorre uma estrada sem obstáculos e desafios?
Simone Lacerda