O que causa zumbido no ouvido?
Zumbido ou Tinnitus não é uma doença e sim um sintoma que pode ser definido como a percepção de sons na ausência de estímulo sonoro externo. As pessoas que sentem relatam como um barulho em suas cabeças ou em suas orelhas.
O zumbido pode ser um sintoma de diversos comprometimentos de saúde, por isso para identificar a causa é necessária uma investigação criteriosa. Com o tratamento focado na origem do zumbido as chances de sucesso são maiores.
Confira alguns artigos relacionados:
O zumbido que sinto pode ser medido?
Especialistas que podem ser consultados no tratamento do zumbido
Benefícios do uso de próteses auditivas no tratamento do zumbido
Na grande maioria dos casos o zumbido está relacionado a problemas auditivos como perda auditiva induzida por ruído, trauma acústico, perda auditiva pelo envelhecimento natural (presbiacusia), infecções de ouvido (otites) e até mesmo obstrução por cera no canal do ouvido. O zumbido pode ser o primeiro sinal de perda auditiva. Porém existem outras causas para a percepção do zumbido que não estão relacionadas diretamente à audição: disfunção na articulação da mandíbula, diabetes, alterações cardiovasculares como hipertensão e arteriosclerose, alterações hormonais, doenças neurológicas, distúrbios psiquiátricos, reações à medicamentos, alterações musculares na região da cabeça e pescoço, estresse, dieta inadequada. E existem ainda os casos em que zumbido não possui causa conhecida.
Por ter origem em diversos problemas de saúde, além da essencial avaliação do médico otorrinolaringologista e do fonoaudiólogo especialista outros profissionais de saúde podem ser importantes no tratamento.
Os resultados variam conforme a causa, tempo de aparecimento do zumbido e resposta individual. São poucas as pessoas que não conseguem alguma melhora com o atendimento especializado. A cura total pode não ser alcançada por todos, mas o tratamento adequado à causa e personalizado a cada pessoa pode trazer grande alívio ao incomodo gerado pelo zumbido, ainda que ele continue perceptível em alguns momentos.
Consulte um médico especialista em zumbido.
Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530