Informativo

Filtre sua pesquisa por conteúdo para:

O zumbido que sinto pode ser medido?

Sim! A avaliação e medição do zumbido permite sua caracterização, melhor compreensão do paciente e do seu impacto na qualidade de vida. Com a avaliação do zumbido os profissionais definem a proposta de tratamento e verificam sua eficácia após reavaliação.

O zumbido é um sintoma, definido como a percepção de som nos ouvidos ou na cabeça, sem que exista a presença desse som no ambiente. O fato de somente a pessoa que sente o zumbido ouvir este som gera angústia e incompreensão por parte de outras pessoas.

Confira também o nosso artigo sobre com os benefícios do uso de próteses auditivas no tratamento do zumbido

Atualmente, a acufenometria é o exame mais utilizado para se realizar as medidas psicoacústicas do zumbido. A partir deste exame é possível melhor caracterização com a pesquisa da intensidade (volume) e a frequência (agudo, grave) que se assemelha ao zumbido.

A acufenometria é realizada pelo fonoaudiólogo, em ambiente com isolamento acústico ou em cabine acústica, com o mesmo equipamento utilizado para realização da audiometria. Apresenta-se estímulos sonoros em variadas frequências e intensidades, o paciente observa e diz qual mais se parece com o zumbido. Através da acufenometria também é investigada a possibilidade de mascaramento do zumbido, ou seja, investiga-se qual tipo e intensidade de som pode ser capaz de diminuir a percepção do zumbido.

Além das medidas realizadas no exame de acufenometria, questionários são aplicados para mensuração do incomodo gerado e o impacto do zumbido na qualidade de vida do paciente. Portanto se você sente zumbido nos ouvidos não deixe de buscar auxílio profissional, com avaliação do otorrinolaringologista e do fonoaudiólogo.

Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530