Acadêmico

Filtre sua pesquisa por conteúdo para:

Pesquisa avança em desvendar a complexidade do reconhecimento da fala

A ciência busca conhecer mais sobre os mecanismos de reconhecimento e compreensão da fala. O ouvido é órgão importante para o sentido da audição, mas não é o único responsável, o cérebro exerce papel fundamental para compreensão auditiva. Os estudos consideram que os mecanismos para reconhecimento e entendimento da fala acontece predominantemente no córtex cerebral. Mas as vias sensoriais anteriores ao córtex podem participar do processo de reconhecimento da fala.

A complexidade do reconhecimento da fala foi estudada e publicada recentemente por pesquisadores da Technische Universität Dresden, Alemanha. As pessoas que participaram do estudo ouviram diferentes sons naturais (vozes humanas, gritos de animais, sons de ferramentas) em alto-falantes e executaram uma tarefa de fala ou uma tarefa controle. A atividade cerebral dos participantes foi registrada por ressonância magnética funcional.

O estudo evidenciou que processamento da informação sonora de fala se inicia antes do córtex cerebral. A análise dos resultados mostrou que o corpo geniculado medial ventral da via auditiva esquerda apresentou maior atividade durante a realização da tarefa de fala. O processamento das informações auditivas acontece de maneira diferente quando a fala vinda do alto falante precisa ser reconhecida, diferenciando-a da fala (voz) da própria pessoa.

A pesquisa auxilia na compreensão dos mecanismos de processamento e reconhecimento de fala pelo ser humano.

Artigo original: Mihai PG, Moerel M, de Martino F, Trampel R, Niebel S, von Kriegstein K. Modulation of tonotopic ventral medial geniculate body is behaviorally relevant for speech recognition. eLife. 2019;8:e44837.