Quais são os tipos de perda auditiva?
As perdas auditivas são classificadas quanto ao tipo, grau e configuração.
A classificação quanto ao tipo considera a localização do problema no ouvido e comprometimento da função. Veja os 4 tipos de perda auditiva:
Perda auditiva condutiva
Como o próprio nome diz, na perda auditiva condutiva o problema está na condução do som, existe alguma dificuldade para receber e/ou encaminhar o som de forma adequada pelo ouvido externo e ouvido médio. Pode ser reversível em muitos casos. Ocorre quando o tímpano foi perfurado, em malformações da orelha, e até mesmo por obstrução por cera, por exemplo.
Perda auditiva neurossensorial
Na perda auditiva neurossensorial o problema está no ouvido interno, com dano parcial ou total, das células sensoriais. O ouvido externo e médio pode estar em perfeito funcionamento, encaminhando adequadamente os sons, mas falta quem codifique os sinais sonoros para o nervo auditivo. Geralmente é irreversível. Ocorre por exemplo em casos de alterações congênitas (desde o nascimento), exposição a sons muito intensos, envelhecimento natural do ouvido.
Perda auditiva mista
Na perda auditiva mista há uma combinação de perda condutiva e neurossensorial, com problemas no ouvido externo e/ou médio e no ouvido interno. A alteração na condução do som pode ser reversível, mas geralmente o problema sensorial é permanente. Ocorre por exemplo em casos de infecções de ouvido crônicas, traumatismos.
Perda auditiva neural
A perda auditiva neural é resultante da ausência ou dano nervo auditivo. É permanente e pode ter resultados limitados com (re)habilitação auditiva, pela falha do nervo auditivo há grande dificuldade na transmissão dos sinais sonoros ao cérebro.
Para descobrir se você tem perda auditiva e qual o tipo consulte sempre um médico otorrinolaringologista, ele pode solicitar exames audiológicos com fonoaudiólogo. Você pode buscar por clínicas e profissionais que atuam na área em nosso guia de clínicas.
Confira também o artigo relacionado: Quais são os graus de perda auditiva?
Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530