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Telefonoaudiologia e participação de pessoas com perda auditiva em grupos de discussão online: Ferramentas na reabilitação auditiva

A reabilitação auditiva é um processo que envolve questões psicossociais, além dos procedimentos técnicos e da tecnologia das próteses auditivas. Na busca por soluções para estas questões psicossociais as pessoas utilizam cada vez mais as informações e ferramentas disponíveis na internet.

No contexto da reabilitação auditiva nem sempre é fácil realizar as consultas presenciais de acompanhamento com profissionais especializados na área, por causa do deslocamento, fatores financeiros e até mesmo disponibilidade de tempo do usuário da prótese auditiva ou do acompanhante para a consulta.

O uso de ferramentas online é uma fonte de conhecimento sobre sua própria saúde auditiva e de se engajar mais no tratamento da surdez.

Um estudo buscou avaliar um programa de 5 semanas de educação online sobre reabilitação auditiva, com orientação de um fonoaudiólogo, para usuários experientes de aparelhos auditivos. Os resultados deste grupo de intervenção foram comparados a um grupo controle. O grupo controle foi direcionado a participar de grupo de discussão online entre usuários de aparelhos, sem orientação profissional.

Para avaliação dos resultados dos grupos foi utilizado um conjunto de questionários para verificar limitações das atividades diárias, satisfação com o uso dos aparelhos auditivos, ansiedade e depressão.

Foi observada significativa diminuição das limitações das atividades em ambos os grupos e os efeitos foram mantidos em avaliação de acompanhamento 6 meses após o início do estudo.

Em relação a sintomas de depressão e ansiedade o grupo que participou do programa de educação online com o fonoaudiólogo apresentou redução dos sintomas imediatamente e 6 meses após a intervenção. Os participantes do grupo controle (fórum de discussão online) relataram menos sintomas de ansiedade na avaliação de acompanhamento.

A uso da telefonoaudiologia para educação online de usuários de aparelhos auditivos se mostrou benéfica, compondo as outras intervenções no processo de reabilitação auditiva. E foi observada que a participação em grupos de discussão online poder ser construtiva, com relatos de experiências entre as pessoas, compartilhando problemas e soluções. Sugerindo-se que uma combinação de estratégias presenciais e online podem ser utilizadas para potencializar os resultados no tratamento da perda auditiva.

Para buscar por informações na internet com segurança para sua saúde auditiva leia nosso artigo “Saúde auditiva online: como buscar por informações de forma segura”.

Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530

Referência: Thorén E, Svensson M, Törnqvist A, Andersson G, Carlbring P, Lunner T. Rehabilitative online education versus internet discussion group for hearing aid users: a randomized controlled trial. J Am Acad Audiol. 2011;22(5):274-285.