Quais são os tipos de audiometria?
A audiometria é o exame mais utilizado para avaliação básica da audição e de perdas auditivas. Trata-se de procedimento indolor que deve ser realizado por fonoaudiólogo ou médico, em cabine acústica ou em sala silenciosa, tratada acusticamente. Veja alguns tipos de audiometria e suas aplicações:
A audiometria tonal avalia qual a menor intensidade em que a pessoa é capaz ouvir tons puros, emitidos em determinadas frequências, por via área, com fone de orelha e condução do som pelo ar, e por via óssea, com vibrador ósseo e condução do som pelo osso do crânio. As respostas são colocadas em um gráfico, chamado audiograma.
Confira também: Quais profissionais podem realizar exame de audiometria?
A audiometria vocal ou logoaudiometria é o exame que complementa a audiometria tonal. A audiometria vocal fornece informações importantes sobre a capacidade da pessoa de perceber e reconhecer os sons da fala, com apresentação e repetição de palavras. Podem ser realizados os testes de Limiar de reconhecimento de fala (LRF ou SRT), Índice percentual de reconhecimento da fala (IRF ou IPRF), Limiar de detecção de voz (LDV).
A audiometria é considerada um exame subjetivo, pois além do profissional que realiza, depende diretamente da cooperação da pessoa que está sendo avaliada para obtenção das respostas. Por isso para crianças menores são realizadas adaptações para melhor obtenção das respostas, veja:
Audiometria infantil condicionada: em geral é realizada em crianças de até 4 ou 5 anos. É dada maior atenção as diversas reações da criança durante o exame. Ao perceber os sons ela deve fazer uma tarefa lúdica previamente combinada com o profissional, como encaixar uma peça a um brinquedo.
Audiometria comportamental: em geral pode ser realizada em crianças de 0 a 2 anos. O profissional observa o comportamento da criança diante ao estímulo sonoro. Para avaliação utiliza-se instrumentos musicais e sons da fala.
O exame de audiometria pode ser indicado no check-up de rotina para verificar se a audição está dentro dos padrões de normalidade, considerando que os sintomas de perda podem passar desapercebidos, identificar o grau de perda auditiva e tipo de perda auditiva, acompanhamento da saúde auditiva de trabalhadores expostos a ruídos, pré e pós cirurgias no ouvido, acompanhamento durante reabilitação auditiva, entre outras indicações para realização.
Encontre profissionais que atuam no diagnóstico audiológico em nosso guia de clínicas.
Mariane Gomes | Fonoaudióloga | CRFa 6-7530